quinta-feira, 12 de março de 2009

Contestando Deus

Deus existe? O que ele é? É ele ou ela? Porque dizem que é pai, e nunca mãe? Se me perguntarem o que é Deus, responderei sem pestanejar, "é apenas um nome". Sim! Apenas um nome, por trás de um conceito errôneo.
Então porque esse conceito está tão disseminado nas mentes do mundo inteiro? Simples. Porque o humano tem a alma servil.
Darão o nome que quiser, Alá, Jeová, Satã (sim, satã pode ser um deus para algumas pessoas), mas o propósito será sempre o mesmo. Ter alguém para responsabilizar, para por a culpa de nossas faltas, alegando que é castigo. Ou ter alguém superior para idolatrar e nos servir de exemplo.
O que não entra na minha cabeça é existir pessoas que precisam da religião para dizer, "isto é certo", "isto é errado". O que aconteceu com a consciência? Ela serve somente de peso caso sejamos pecadores? E quem criou o pecado? Ainda tem gente
que acredita em Adão e Eva?
Voltemos a analisar Deus. O Cristianismo diz que este é o Todo-Poderoso. Que tudo ele é capaz. Porque Deus levaria seis dias para criar a Terra, e ainda descansaria no sétimo? Deus precisa de descanso? Quando será que ele tira férias? Jesus, o homem, ou mito, não sei, ensina que Deus é amor. Pare e pense. Deus não é SÓ amor. Não devemos criar uma personalidade para tal Ser, assim limitaríamos ele, o pondo mais ainda com nossas condições. Deus não é bom nem mal, não é velho nem novo, não é externo nem interno, não é homem nem mulher, vivo nem morto. Deus sou eu, é o papa e também é Saddam Hussein.
Ele é amor sim, mas também é guerra, doença, tristeza, pobreza, etc. Deus não só permite que coisas ruins aconteçam, ele está de camarote, ele é o desagrado tanto quanto o agrado. Em tudo Deus se manifesta, tudo é ele próprio.
Com um conhecimento razoável em mecânica quântica, definiríamos assim: "Deus não tem definição" Parece ironia, mas considerando nossa limitação humana, sabemos - com o mínimo de bom senso - que definindo Deus estamos ao mesmo tempo o limitando.
Diríamos que Deus é tudo e a pergunta viria, "tudo o que?", "tudo que conheço?", isso seria um limite, "tudo que existe?", ainda assim seria um limite.
A melhor forma de entender, é esquecer tudo que escutamos, tudo que nos foi "sugerido" desde nossa infância.
Quando você pensar no nome DEUS e não vier nada a sua cabeça, aí você estará começando a entender!
Diria até que não existe "Deus", somente coisas DIVINAS.

9 comentários:

  1. DEUS é infinito.
    Minha concepção e que deus e uma energia que esta presente em todas as vidas, portador da sabedoria universal. Todos somos um. Só a uma maneira de conhecer a deus, olhando para dentro. conheça a si mesmo e conhecera DEUS.
    Só assim conhecera seu caminho e podera sair desse ciclo de vida e morte, e quando esse dia chegar comtemplaremos o infinito ao lado de jah!

    Amai ao próximo como a ti mesmo. (jesus cristo)

    ResponderExcluir
  2. Acredito que todas as formas de definir Deus são tentativas de trazê-lo para próximo de nós mesmos, atribuindo a Ele características humanas e a nós possibilidades divinas, estamos buscando a completa integração que talvez nos leve a sabedoria universal e assim, um dia, teremos a capacidade para "sentir" o que é Deus.

    ResponderExcluir
  3. Outro dia um professor meu disse que Deus é igual a um átomo: ninguém nunca viu, mas todo mundo acredita na existência.

    ResponderExcluir
  4. Ninguem nunca viu Deus?...

    Eu vejo Deus!...Nos milagres!
    E quando falo de milagres nao to me referindo à agua que vira vinho,ou a peixes que se multiplicam...falo sim de uma multiplicaçao,a que um pai de familia faz para sustentar os filhos e esposa com um salario minimo,falo d alguns professores que transformam jovens sem nenhuma perspectiva de vida em doutores,atletas...falo de mulheres que sao violentadas e tem força pra levantar a cebeça e tocar sua vida pra frente lutando e batalhando por melhoras,falo da miseria que onde mais ela castiga é onde mais se encontra a compaixao e a caridade.Isso pra mim é milagre!E mesmo que Deus nao exista a ilusao da sua presença é o que nos encoraja pra procurar-mos refletir e buscar por atitudes mais justas ,honestas, e isso eu considero uma coisa muito boa,entaum sendo verdade ou mentira "DEUS" nos faz bem!

    ResponderExcluir
  5. Mas não acho q deviamos precisar d alguem pra nos encorajar e principalmente acreditar no q talvez ñ seja real, só pra nos sentirmos melhor.
    "Deus sou eu, é o papa e também é Saddam Hussein." acredito em algo maior e acredito realmente q seja eu..talvez Deus seja só uma "metáfora", q tenta nos mostrar q Deus somos nós e só precisamos descobrir.
    "Que tudo ele é capaz. Porque Deus levaria seis dias para criar a Terra, e ainda descansaria no sétimo? Deus precisa de descanso?" tbm acho q as pessoas levam a sério DEMAIS essa coisa d q Deus eh amor. Nada se faz do nada e se "Deus" eh o criador, então assim como todas as virtudes, Deus tbm tenha todos os defeitos..o q talvez possa provar q ele era um ser comum como eu, vc e todos e descobriu o q ainda alguns esperam descobrir.

    ResponderExcluir
  6. PORRA MANO!
    temos o msm pensamento, melhor ideias semelhantes, eu tenho alguns textos, depois te mando. Em relação a responsabilidade humana, e que deus foi criado para poderem colocar a culpa em alguem, e que o ser humano é covarde e ñ se culpa pelos seus proprios erros ou por suas vitorias!

    Mas adorei tbm essa ideia!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente não sei o que é ou quem é "Deus". Hoje em dia acredito muito no que vejo e sinto. Se nunca vi ou senti não acredito."E se eu sentir? Como vou saber?" Acredito simplesmente que saberei quando for a hora, e se a hora não chegar, também não importa. Meus atos e pensamentos são guiados por mim, pelo que eu vivo e ja vivi. Portanto não sei se deus realmente existe. Sei que o mundo tem algo mistico, porém não posso afirmar que é isso ou é aquilo.

    É acho que é isso.

    ResponderExcluir
  9. Bem, muito complexo este texto. Mas eu não acredito que Deus seja coisas ruins. Mesmo que Ele seja uma criação humana para aprisionar ou até mesmo manipular os menos informados (desfavorecidos de qualquer coisa que seja), Ele é algo bom. Isso é um assunto para debate (rs), não sei explicar as tantas coisas que vieram a minha cabeça. Mas concordo plenamente que quando descrevemos, limitamos, e não acho que nesse caso isso seja muito apropriado. Mas enfim, complexo demais!!!!

    ResponderExcluir