sábado, 14 de março de 2009

Honrar pai e mãe?

Honrar pai e mãe? Desde quando honrar significa adotar mesmas idéias e atitudes? Pais, ao longo do tempo, criam seus filhos como sendo donos deles. Considero essa, uma forma arcaica, e com a mentalidade um pouco mais aberta convido vocês leitores a analisar esse conceito.

1° - Já nascemos com uma personalidade:

Não que venhamos prontos, mas temos algo congênito. E os pais têm sim o dever de educar e capacitar à reflexão de forma madura sobre o certo e errado. O que não devem, é ponderar pelos filhos, nem mesmo querer mudar sua essência.

2° - O certo e o errado não são uma realidade universal:

Educadores em geral têm a incrível mania de passar seus próprios conceitos adiante, seja a respeito de política, religião, educação, costumes, até coisas mais banais como “rosa é cor de menina”.
3° - Confunde-se respeito com medo:
Certas crianças são “adestradas” e não “educadas”. São como animais temendo a seus pais ou suas mães sem saberem o que é respeito de fato.


Há um grande problema nesses três itens. Pais que castigam seus filhos sem os submeter a uma conversa clara, explicativa, estão criando mais problemas. Esses “aprendizes” não aprenderão nada. Não deixarão de fazer coisa alguma por discernimento e sim por medo. Isso encadeará diversas reações como revolta, rebeldia, desvio de caráter e dificuldade de discernimento.
Caros leitores, não faço incentivo à rebeldia, nem mesmo a desobediência. De forma alguma. Não quero mudar algo que já foi, mas algo que virá. Próximas gerações de pais, recomendo que sejam exemplo e não ditadores. Vamos atrair pessoas e nossos próprios filhos pelo que somos e não pelos nossos títulos.
Minha mãe que me perdoe, mas mãe, pai, papa, rabino, tudo não passa de título, apenas isso. Tive uma mãe exemplar, a qual sempre respeitei como humana. Nunca temi (a não ser decepcioná-la), nunca precisei fugir e nunca fui desrespeitado. O respeito sempre foi recíproco e não precisei ouvir nada como “Me obedeça, pois sou sua mãe”, este seria o fim.
Deixo claro também que quando se trata do seu chefe tudo muda. Este paga o seu salário, seu ganha-pão. Você não precisa gostar dele, mas depende do dinheiro que ele te paga, e da boa convivência no trabalho para evitar estresse desnecessário.
A seguinte pergunta fica para vocês seja para vida ou para seus filhos:
Querem ser temidos ou respeitados?

8 comentários:

  1. Caraca garoto, você escreve muito bem, está de parabéns, sabe como passar suas idéias.

    Agora vamos ao texto:Honrar pai e mãe??

    Concordo bastante com o que você disse, nada mais irritante do que ao perguntar "por que" pra nossas mães elas responderem: "por que sou sua mãe!" [aqui le-se também como pai ao invés de mãe].
    Acredito que o respeito surja a partir da conversa e da forma como você orienta seus filhos e não com agressões ou ameaças.

    Parabéns ...
    Continue escrevendo porque você é foda!!! uhu!!!

    ResponderExcluir
  2. Quando eu crescer quero escrever "igual que nem" ele!!! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Tomarei por empréstimo algumas citações da doutrina espírita: O mandamento "Honrai a vosso pai e a vossa mãe" é um corolário da lei geral de caridade e de amor ao próximo. Visto que não pode amar o seu próximo aquele que não ama a seu pai e sua mãe; mas o termo honrar encerra um dever a mais para com eles: o da piedade filial. Quis Deus mostrar por essa forma que ao amor se devem juntar o respeito, as atenções, a submissão e a condescendência. Honrar a pai e mãe, não consiste apenas em respeitá-los; é também assisti-los na necessidade; é proporcionar-lhes repouso na velhice; é cercá-los de cuidados como eles fizeram conosco na infância.
    Diante da última pergunta lembro outra: Que fizeste do filho confiado à vossa guarda?
    Acredito que os pais devem compreender que somos um espirito eterno em busca de evolução e que a eles cabe "auxiliar o desenvolvimento intelectual e moral do filho, para fazê-lo progredir."

    ResponderExcluir
  4. Dan vc ta d parabens!muito bom seu texto.

    "Honrar a pai e mãe, não consiste apenas em respeitá-los; é também assisti-los na necessidade; é proporcionar-lhes repouso na velhice; é cercá-los de cuidados como eles fizeram conosco na infância."
    gostaria d fazer um comentári a respeito do trecho desse comentário se a colega sandra me permite.
    Corcodo que apenas respeita-los nao é sinonimo de honra,porem acredito que para obter-se todas as outras coisas é primordial que haja respeito,pois quando nao, ha o medo e acredito que todos nos queremos que nossos filhos nos acistam e nos proporcionem conforto pelo respeito que tem a relaçao e nao pelo medo que foi criado devido a uma criaçao que podemos chamar d primitiva.Até por que na maioria das vezes que ha carencia d respeito o medo com um tempo passa e fica apenas a revolta...que pode causar problemas psicologicos muito maiores do que a propria revolta em si!.


    *dan mais uma vez meus parabens!

    ResponderExcluir
  5. É..como Aquiles disse anteriormente, mas com outras palavras: somos servos...sempre servos.

    ResponderExcluir
  6. Realmente, sua visão sobre esse assunto eh bem importante passar pois qnd seremos os pais em futuro proximo e creio q ñ queremos ver em nossa familia ou com nós msms, coisas do tipo netos que batem em avos ou em pais, claro q isso ñ se encaixa com medo mas com respeito, tbm tem outras motivos como drogas essas coisas.
    Gostei muito do seu texto!

    agora a parte zueira!
    foi vc msm q escreveu?
    ta lendo muita psicologia ou ta vendo muito "super nani"?
    rsrsrsrs

    abração mano!!!

    VIVA LA MAFIA!!!!

    ResponderExcluir
  7. agora lendo meu coment. percebo melhor minha escrita.
    seria qnd formos, eu acho, por isso que eu gosto mil vezes mais de exatas!
    pq se eh pra usar o raciocinio, vamos logo entao destruir a mente por completo, ou aprende ou pifa!
    rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. O blog esta de parabens , os textos estão muito bem escritos

    só queria fazer um comentario sobreEducadores em geral têm a incrível mania de passar seus próprios conceitos adiante, seja a respeito de política, religião, educação, costumes, até coisas mais banais como “rosa é cor de menina”.
    Posso fazer uma consideração?

    Concordo com sua afirmação de que educadores passam seus proprios conceitos porem isso é inerente ao humano em especial a politica,religião de maneira mais geral ciencias humanas não existe um campo de visão unificado até os julgamentos que você tem sobre algo depende do seu posicionamento em relação a determinadas ciencias como economicas,antropologicas etc...

    ResponderExcluir